Visando a ampliar o acesso à imunização contra a gripe durante o feriadão, a Prefeitura do Recife irá realizar uma ação especial em mercados públicos da cidade a partir desta quinta-feira (17).

A campanha, coordenada pela Secretaria de Saúde em parceria com a Autarquia Conviva Mercados e Feiras, atenderá os grupos prioritários nos mercados de Nova Descoberta, Casa Amarela e Encruzilhada até o próximo sábado (19).

De acordo com Gabriel Leitão, diretor-presidente da Conviva, a ação busca aproveitar locais de grande circulação para facilitar o alcance da campanha.
“Nos mobilizamos para que essa ação chegasse aos mercados públicos, locais de grande circulação e parte importante da vida cotidiana da cidade. A vacina é segura e fundamental para prevenir complicações causadas pelo vírus da Influenza, especialmente entre os grupos mais vulneráveis”, afirma.

O público-alvo da campanha inclui crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, idosos, trabalhadores da saúde, puérperas, professores, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais das Forças Armadas, de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, carteiros, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.
Confira os locais e horários de vacinação:
Mercado de Nova Descoberta: dias 17 e 18/04, das 8h às 16h;
Mercado de Casa Amarela: dia 17/04, das 9h às 16h;
Mercado da Encruzilhada: dias 18 e 19/04, das 8h às 17h.
A Secretaria de Saúde recomenda levar documento de identificação (CPF) ou cartão SUS e, se possível, a carteira de vacinação. Para alguns grupos, como profissionais da saúde, é necessário apresentar comprovação de vínculo, crachá ou carteira de trabalho.
A vacinação é feita em dose única para idosos, gestantes e profissionais da saúde. Já para crianças de seis meses a menores de seis anos, podem ser necessárias duas doses, dependendo do histórico vacinal anterior. Crianças nessa faixa etária que já tomaram o imunizante antes, só precisam de uma aplicação.

Prevenção e sintomas
A Influenza é uma infecção respiratória viral altamente transmissível, especialmente em épocas sazonais.
A transmissão ocorre por gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar, além do contato com superfícies contaminadas. Para evitar a propagação, recomenda-se higiene frequente das mãos e o uso de máscaras ao apresentar sintomas gripais.
Créditos de imagem: Domar