Nesta terça-feira (13/08), uma vistoria foi realizada no Mercado de São José, no Recife. A visitação contou com a equipe técnica da Conviva, bem como do Superintendente do IPHAN-PE, Gilberto Sobral; o Presidente da URB/Recife, Luís Henrique Lira e integrantes do Recentro.
O histórico equipamento cultural tem passado por importantes transformações visando a preservação e reparos em sua imponente estrutura.
O Mercado de São José, que está perto de completar 150 anos de história, teve seu projeto arquitetônico inspirado no Mercado de Grenelle, de Paris, e tornou-se o primeiro edifício em ferro do Brasil. Por essa razão, e pelo seu valor histórico, foi tombado em 1973 pelo instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O restauro no São José trará mais investimentos e visibilidade ao equipamento, fortalecendo a economia e o turismo local. O investimento é de mais de R$ 22 milhões, sendo R$ 20 milhões oriundos do novo PAC Patrimônio Cultural, recurso destinado pelo Governo Federal através do Termo de Compromisso firmado entre IPHAN, o Ministério da Cultura – MinC e a Prefeitura do Recife.
É um importante ponto turístico, cultural e comercial da nossa capital e, após a conclusão da obra de restauro, se tornará num lugar ainda mais acolhedor e moderno, sem perder sua essência.
Seguimos trabalhando para preservar nossa identidade cultural e histórica. Seguiremos juntos, valorizando cada vez mais os mercados e feiras públicas do Recife.