No dia 19 de outubro, o Mercado da Madalena celebra 98 anos de sua inauguração. Durante o século XX, os trabalhadores e boêmios da região se cruzavam por ali entre a noite e as primeiras horas da manhã. Essas características foram herdadas do “Mercado do Bacurau”, que funcionava no local e pode ter servido de inspiração para denominar os ônibus que trafegam pela cidade na madrugada.
Os detalhes e simbolismos presentes na arquitetura do Mercado chamam a atenção de quem frequenta o local. Em sua entrada principal, há um grande portão de ferro do estilo neocolonial. Na fachada, um raro exemplar do antigo brasão da cidade do Recife.
Recentemente, o Mercado da Madalena passou por uma série de melhorias, como a pintura completa, nova coberta na área interna e o reordenamento da rede elétrica. Tudo para que os 180 boxes continuem oferecendo diversas opções de produtos alimentares, utilidades e serviços, sendo o destino certo de quem procura pelo que há de melhor no artesanato, música regional e saborosos pratos.