Autarquia municipal alcança 86% de conformidade nos critérios avaliados e recebe reconhecimento inédito da Controladoria-Geral do Município
A CONVIVA Mercados e Feiras – Autarquia Municipal recebeu, nesta terça-feira (7), o Selo de Governança Municipal 2024, concedido pela Controladoria-Geral do Município do Recife (CGM), em reconhecimento ao seu desempenho em governança pública. A certificação foi recebida pelo diretor-presidente da autarquia, Gabriel Leitão. O resultado colocou a CONVIVA no topo do Índice de Governança do Recife 2024, na categoria Entidades, ao cumprir 86% dos requisitos estabelecidos para a administração indireta da Prefeitura do Recife, alcançando o melhor desempenho da avaliação.
A conquista representa um marco inédito na história da autarquia e é resultado de um processo de transformação institucional iniciado em 2021, com a posse do atual diretor-presidente, Gabriel Leitão. Entre as principais medidas adotadas está a criação, desde a primeira vez na autarquia, da Gerência de Controle Interno, responsável por estruturar e fortalecer os mecanismos de transparência, conformidade legal e boas práticas administrativas.
Para o diretor-presidente da CONVIVA, Gabriel Leitão, o selo reflete o esforço coletivo de fortalecimento da gestão pública. “Esse reconhecimento evidencia o compromisso de toda a equipe da CONVIVA com uma gestão responsável, ética e eficiente. A governança é essencial para assegurar transparência, controle e o uso correto dos recursos públicos. Alcançar o nível avançado demonstra o amadurecimento institucional da autarquia e uma mudança significativa na forma de gerir, sempre com foco em oferecer serviços cada vez melhores à população do Recife”, destacou.
MONITORAMENTO E GOVERNANÇA – Atualmente, a CONVIVA conta com um setor específico dedicado ao monitoramento permanente das ações de governança, que atua de forma integrada com todas as áreas da instituição. Esse trabalho articulado resultou em uma evolução de 160% no desempenho institucional, em comparação com a primeira avaliação realizada pela CGM, em 2022.
A avaliação da Controladoria-Geral do Município é considerada ampla e rigorosa, contemplando o cumprimento de 81 requisitos, distribuídos em diversos eixos, como comprometimento da alta administração, ética e integridade, gestão de pessoas, gestão estratégica, controle interno, transparência e controle social, entre outros aspectos fundamentais para a boa governança e a qualidade da administração pública.
CONVIVA MERCADOS E FEIRAS – Atualmente, a Autarquia municipal administra mais de 42 equipamentos, incluindo mercados, feiras, praças de alimentação e centros de comércio popular, beneficiando diretamente mais de 5 mil permissionários espalhados pelas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife.
Já foram concluídas obras de requalificação em importantes locais, como o Pátio de Feira e Mercado de Casa Amarela, Mercado da Madalena, Pátio de Feira de Roda de Fogo, Pátio de Feira e Mercado de Nova Descoberta, Pátio de Feira e Mercado de Beberibe, Pátio de Feira de Afogados, Pátio de Feira do Cais de Santa Rita e Mercado da Mustardinha, além da primeira etapa das obras no Mercado da Encruzilhada e o Pátio de Feira da UR-01.
Estão em andamento intervenções de construção, requalificação e/ou recuperação no Mercado de São José, Pátio da Feira da Encruzilhada e o Camelódromo. Os mercados públicos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 18h, e aos domingos e feriados, das 6h às 13h.